terça-feira, 9 de outubro de 2018

A missão de cuidar e acolher idosos em situação de vulnerabilidade social é o que motiva a equipe do Abrigo Sagrado Coração de Jesus. A instituição, fundada por Dom José Tupinambá da Frota em setembro de 1953, comemorou 65 anos de existência na quarta-feira, 26. Para celebrar a data, o bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos presidiu santa missa concelebrada por Pe. Fábio Mota, capelão da Capela de Nossa Senhora das Graças no Abrigo. A data está inclusa na Semana do Idoso, de 23 de setembro a 1º de outubro, que faz eco ao Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 1º de outubro.
A função do Abrigo Sagrado Coração de Jesus inclui dentre outras assistir o idoso “sem vínculo familiar ou sem condições de prover a própria subsistência de modo a satisfazer as suas necessidades de moradia, alimentação, saúde e convivência social ou abrigar idosos dependentes e/ou independentes”. Atualmente são acolhidos 35 idosos, 80% dos quais cadeirantes. A sociedade pode ajudar em especial com fraldas, materiais de higiene pessoal e, em especial, com as visitas.
O aniversário do Abrigo traz júbilo, segundo a diretora do abrigo, Eliane de Oliveira. “São 65 anos da graça e da misericórdia de Deus, motivo de júbilo e de alegria”. A semana do idoso pode nos levar a refletir acerca dos cuidados com os idosos que nos cercam e como estamos também nos preparando para a fase da ancianidade. “Precisamos aprender a cultivar um bom relacionamento com a família, os amigos e vizinhos que virão em nosso socorro quando chegarmos à esta fase”, ressalta Eliane de Oliveira.
Já para bem acolher seus idosos, é preciso acompanhar atentamente a evolução de casos de saúde que gerem dependência. “O idoso requer cuidados especiais e precisa de atenção porque ele é uma pessoa adulta com decisões e vontades”, ressalta. No Abrigo Sagrado Coração, a espiritualidade tem sido fundamental, segundo Eliane. “A espiritualidade muda a realidade dos idosos, eles ficam mais serenos”, avalia.
Ação de graças
Rendendo ação de graças a Deus pelos 65 anos de existência ao Abrigo Sagrado Coração, Dom Vasconcelos também mergulhou no mistério da liturgia do dia. “O Abrigo Sagrado Coração aponta o apreço que precisamos ter para com os pobres e marginalizados da sociedade. Que a sociedade se torne mais sensível a eles”, avalia.
O bispo diocesano explicou que setembro é o mês de Bíblia, a palavra de Deus que é um refúgio. Refletindo acerca da primeira leitura do dia, do livro dos Provérbios, Dom Vasconcelos explicou. “Não acrescentes nada a essas palavras. Nela transborda a sabedoria de Deus”, diz. O bispo diocesano lembra que na leitura são apresentados dois pedidos a Deus: Afastar a falsidade e a mentira, coisas que destroem o ser humano.
“O segundo pedido é que não dês nem pobreza nem riqueza para que não aconteça que saciado eu me esqueça de ti e nem esteja na miséria para que eu me ponha a roubar e profane o teu nome. Nem pobreza nem riqueza, mas uma vida digna. Deus é providente e esta é a casa da providência (referindo-se ao Abrigo). Jesus pede que levemos sua palavra aos Confins do mundo e tenhamos confiança na providência divina. Deus é providente e nunca desampara”, explica.
A imagem pode conter: 23 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livreManoel Nogueira, 93, aposentado
Há dez anos, o aposentado Manoel Nogueira, 93, está no Abrigo Sagrado Coração. Ele garante que se sente totalmente em casa. “Aqui tenho todo conforto. É minha casa, é meu lugar. Gosto de conversar. Aqui todos são meus amigos e sou querido de todos. Respeito e sou respeitado”, diz. Quando perguntado sobre o lugar que mais gosta da casa, ele diz ser o jardim. “Gosto muito do jardim. Fui eu que fiz. Cuidava das plantas quando era mais novo. Agora quando não tenho nada para fazer, vou andar por ele”, conta.
Com Informações de Teresa Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é monitorado por tanto cuidado com o que escreve.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

ADVOCACIA E CONSULTORIA

ADVOCACIA E CONSULTORIA

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MARKETING

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MARKETING

SECS

SECS

:: Confira abaixo, as Mais Lidas da Semana ::