segunda-feira, 25 de março de 2019


Dia 25 de março agora é feriado no Estado, e marca a data da abolição dos escravos no Ceará, foi decretado como feriado da “Data Magna do Estado. A Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais, que instituiu o feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.
Em 2012 o feriado caiu em um domingo, por isso passou despercebido, mas em 2013 cairá em uma segunda-feira. Segundo o deputado, a ideia inicial era colocar a data comemorativa no mesmo dia do feriado de São José, dia 19 de março, mas o Governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse no dia em que a província do Ceará libertou seus escravos, dia 25 de março de 1884.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Um ano antes, em 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, foi a primeira Vila a libertar seus escravos no Ceará.
 Esse fato é motivo de orgulho para todos os cearenses que assim como João CordeiroMaria TomáziaElvira Pinho, Justiniano Serpa, Cruz Saldanha, Antônio Bezerra de MenezesDragão do Mar e o esquecido  José Luiz Napoleão, dentre muitos outros bravos cearenses, lutaram pela liberdade dos escravos, bem como para nós, herdeiros dessa prerrogativa.
Leia também:
Fonte: Cnews / Globo.com / Jornal Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é monitorado por tanto cuidado com o que escreve.

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNINTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNINTA

APAE SOBRAL

APAE SOBRAL

2019.2

2019.2

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MARKETING

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MARKETING

:: Confira abaixo, as Mais Lidas da Semana ::